Quais as vantagens de investir na otimização de processos da empresa

Hoje você sabe se faz o melhor pela sua empresa com menos gargalos e custos? Se não, pode ser que falte, portanto, a adoção de otimização de processos em sua organização. Muitas vezes esse tipo de situação ocorre porque os gestores não olham adequadamente para esse tipo de estratégia.

Isso é fundamental, principalmente, para melhorar resultados, minimizar prejuízos e trazer diversos benefícios para seu negócio na área de varejo. Afinal, sem isso, até mesmo a perda de material que poderia ser vendido pode acontecer, sabia?

Então, conheça a seguir quais são as vantagens de investir na otimização de processos da empresa e, ao final, confira algumas dicas importantes sobre o assunto. Boa leitura!

Redução de custos

Um primeiro ponto benéfico ao otimizar processos é minimizar custos, e isso auxilia em diversos pontos do seu negócio. Para entender como isso acontece na prática, vamos a um exemplo a seguir.

Pense que se você realizar compras para reposição de estoque com um fornecedor de forma picada, ou seja, em pequenos lotes separados, terá muito menos brechas para negociar valores menores. Se você realiza compras de forma periódica, em grandes volumes (mesmo que de itens diferentes), poderá conversar para garantir prazos melhores ou, então, menores valores.

Além disso, muitas vezes há gargalos nos processos internos da sua loja de material de construção que poderiam custar menos se fossem feitos de outra forma. Por exemplo, se você pode automatizar a gestão de estoque, isso consome menos tempo da rotina de um funcionário e ele poderá realizar outra atividade que é, também, importante para seu negócio. Com isso, você consegue produzir mais com menos custo, acarretando menores gastos.

Isso se estende a diversos pontos, entre eles:

  • redução de perdas de materiais;
  • redução de funções que podem ser automatizadas;
  • garantia de menor preço com seus fornecedores, entre outros.

Aumento da eficiência

Se falamos em diminuir eventuais etapas e funções desnecessárias do dia a dia da sua loja de material de construção, temos também um aumento da eficiência, não é mesmo? Afinal, com isso é possível fazer mais atividades com menos recursos, tempo e energia.

Para isso, vamos pensar em outro exemplo prático: com a otimização de processos é possível facilitar a automação de realização de pedidos por meio de dispositivos móveis. Se você realizar isso de forma manual, o processo passa por uma série de etapas, entre elas:

  • receber a mensagem do cliente em aplicativo de conversação;
  • tirar as dúvidas;
  • acompanhar cada item do pedido;
  • procurar os produtos na loja e separá-los;
  • registrar o pagamento;
  • encaminhar para entrega.

Desse modo, a otimização de processos permite contar com uma solução que contribua para a diminuição de parte dessa burocracia e para a liberação dos pedidos de forma mais rápida.

Melhoria na resolução de problemas

Para otimizar processos é importante, também, conhecer aqueles que ocorrem internamente na sua empresa. E isso auxilia você a conhecer cada etapa que ocorre em sua loja de materiais de construção. Dessa forma, caso ocorram problemas, você tem uma maior agilidade e facilidade para intervir naquela questão.

Por exemplo, se um fornecedor vai atrasar a entrega de determinado produto para reposição, os gestores responsáveis sabem exatamente quais são as quantidades de itens que possui atualmente, qual a tendência de vendas e se há necessidade de buscar outro fornecedor para realizar uma reposição de emergência e não perder oportunidades de vendas.

Se você não tem ciência dos processos internos, em caso de problemas, não saberá como proceder com maior segurança. Afinal, quanto mais tempo passa, maiores são os prejuízos causados por falhas e, portanto, é fundamental agir de forma proativa e rápida.

Maior acompanhamento do desempenho

Quando você faz toda uma análise dos processos internos é possível também acompanhar mais de perto os desempenhos nas rotinas internas e, assim, verificar quais são os pontos que precisam de alterações para potencializar resultados.

Por exemplo, quando se tem um maior controle sobre as ações internas é possível identificar qual foi o ponto de falha que gerou o atraso de uma entrega e, assim, corrigir o erro o quanto antes. Assim, você pode ver se a questão aconteceu na geração do pedido, no atendimento ao cliente, na separação dos itens ou no processo de envio.

Dessa forma, é possível não só corrigir eventuais erros, mas também potencializar resultados que tenham se apresentado de forma mais positiva. Por exemplo, se o seu sistema de delivery tem trazido bons resultados, por que não pensar em formas de potencializá-lo?

Redução dos riscos

Outro ponto importante é a redução de riscos nos processos. Isso porque, muitas vezes, o excesso de etapas e a falta de eficiência dos processos podem aumentar os riscos de falhas humanas e eventuais acidentes de trabalho.

Continuando nos exemplos, pense na organização de um estoque de uma loja de materiais de construção. Quando isso não é bem organizado, pode-se ter acidentes no espaço ao tentar mudar alguns itens de lugar e machucar o seu profissional.

Por isso, quando há uma otimização do processo de armazenagem, é possível organizar de forma a colocar os itens nos locais mais adequados e, assim, facilitar a mudança de itens e garantir não só maior segurança, mas mais facilidade para separar os itens e facilitar a entrega.

A otimização de processos é fundamental para que a sua loja de materiais de construção possa crescer de forma sustentável. Assim, é possível ter um crescimento a longo prazo e destacar-se dos seus concorrentes. Mas, como conseguir realizar esse processo?

Uma das formas é contando com um ERP especializado para esse tipo de negócio. Por meio dele você consegue automatizar processos, monitorar resultados e ter maior facilidade para encontrar potenciais problemas e saber como resolvê-los.

Para isso, conte com a MicroUniverso. Nosso ERP possui diversos módulos essenciais para o controle de informações e gestão de varejo, otimização de processos e garantir que tanto as compras com fornecedores quanto vendas para seus clientes finais ocorram de forma eficiente, trazendo a sua empresa para o contexto da transformação digital.

Quer saber mais? Então, entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o assunto e tire suas dúvidas!

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