Parcerias estratégicas: como um ERP pode transformar sua loja

Você realiza ou já considerou contar com parcerias estratégias em sua loja de materiais de construção? Fornecedores de produtos e serviços são grandes aliados dos negócios e estabelecer essa relação de confiança pode ser vantajoso para todos os envolvidos.

Isso passa por diferentes áreas: fornecedores de produtos, serviços de entrega, profissionais que realizam etapas ligadas ou não ao core business (atividade principal), entre outros. Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância disso! Boa leitura.

O que são parcerias estratégicas?

As parcerias estratégicas são vínculos estabelecidos com fornecedores de produtos e serviços que proporcionam benefícios importantes que ajudarão no funcionamento e crescimento da sua loja de materiais de construção.

Elas dão suporte para suas atividades, viabilizam processos e geram diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. E, por isso, podem ajudar bastante no sucesso da sua empresa.

Quais são os tipos de parcerias estratégicas que podem ser interessantes para sua loja?

Muitas parcerias podem ser vantajosas e auxiliam a otimizar as estratégias e o crescimento da sua loja de materiais de construção. Mas quais delas são essenciais e podem dar um up em seu negócio? Estão entre elas:

  • empresa logística que permita, até mesmo, fazer o transporte dos seus produtos para todo o país ou, até mesmo, entregas internacionais;
  • fornecedores de produtos voltados a área de construção;
  • prestadores de serviço de suporte ao negócio (como terceirização de atividades de contabilidade, financeiro, entre outras);
  • fornecedores de tecnologias que auxiliarão nas atividades internas, como ERPs.

Qual a importância de fazer parcerias estratégicas?

Contar com parcerias estratégicas pode ser um fator decisivo para o sucesso da sua loja de materiais de construção, sabia disso? Alguns dos pontos sobre isso são:

  • encontrar negócios e serviços que possam ajudar em questões que seriam custosas para o caixa. Por exemplo, ao terceirizar o controle contábil, é possível dedicar mais tempo e recursos a outras questões importantes da sua empresa;
  • ter uma resolução ágil em caso de problemas com o produto ou serviço do parceiro e, por isso, é fundamental escolher os melhores fornecedores;
  • aumentar a eficiência operacional da sua empresa, ajudando a automatizar tarefas, reduzir tempo de realização de algumas delas, entre outros pontos importantes;
  • garantir a satisfação do cliente, já que muitas dessas questões são cruciais para melhorar a experiência dele com sua loja. Por exemplo, transportadoras que viabilizem o Same Day Delivery e façam a entrega sem gerar avarias nas peças podem fazer toda a diferença;
  • potencializar a rentabilidade, já que é possível ter um aumento da produtividade;
  • proporcionar escalabilidade, podendo atender uma maior demanda com maior tranquilidade.

Por que investir em um ERP?

Um dos parceiros estratégicos que ajudarão no sucesso do seu negócio é um fornecedor de ERP. Mas, antes disso, você precisa entender o porquê essa solução é fundamental para sua loja de materiais de construção.

ERP é uma ferramenta de gestão integrada de empresas. Aquelas voltadas para a sua área de atuação conta com funcionalidades essenciais para esse mercado, entre elas:

  • análise de movimentação de estoque;
  • definição predefinida de limites financeiros para compras (caso extrapole, será preciso autorização do usuário superior na hierarquia, ajudando a identificar e evitar tentativas de fraude);
  • análise de compras sem necessidade de aprovação (analise se as quantidades de itens adquiridos estão realmente disponíveis em estoque);
  • gestão e agendamento de reposição com fornecedores (possibilidade de notificação de data para realizar a compra com eles);
  • consulta de compras pendentes;
  • relatórios de pedidos de compra;
  • sugestão de compra com prévia;
  • envio de pedido de compra por e-mail;
  • EDI de pedido de compra;
  • pedido de compra relacionado com pedido de venda;
  • sugestão de compra sem prévia.

Muitas dessas funcionalidades ajudam na fluidez das atividades internas, ter uma melhor experiência do cliente e evitar fraudes e problemas que podem proporcionar graves prejuízos ao seu negócio.

Mas essas são apenas algumas das vantagens no uso de um ERP para lojas de materiais de construção. Veja a seguir alguns pontos importantes a serem considerados

Redução de falhas humanas

Pense, por exemplo, em um profissional que, por descuido, aprove uma compra feita online para um item que não há em estoque, pois a conferência manual de inventário falhou? A experiência do cliente fica extremamente comprometida neste caso.

Com o ERP, é possível ter esses dados em mãos e ele mesmo notifica a ausência dos itens no espaço. Esse tipo de situação pode atrapalhar estratégias de fidelização e afastar clientes.

Facilidade para definir preços e descontos

Uma das questões mais delicadas que os gestores de lojas de materiais de construção enfrentam no dia a dia é ter uma estratégia de precificação eficiente, proporcionando valores competitivos e atrativos aos clientes.

Utilizando esse sistema é possível fazer cálculo das margens de lucro e, também, proporcionar definições de descontos dentro de margens aceitáveis e evitar prejuízos. Ou seja, maior segurança nas ações para atrair clientes.

Controle financeiro

Você não quer ter problemas com fluxo de caixa e gestão financeira, não é mesmo? O ERP permite o controle necessário das entradas e saídas, observação de questões relacionadas à sazonalidade, entre outros pontos essenciais, garantindo a saúde financeira da sua loja de materiais de construção.

Demais benefícios

Além dos já citados, você poderá ter outras vantagens, entre elas:

  • gestão, organização e controle de estoque eficientes;
  • automação de processos;
  • padronização de procedimentos internos;
  • redução de gastos;
  • redução de erros operacionais;
  • melhor relação com clientes e fornecedores;
  • redução dos riscos de fraude;
  • vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Quais os diferenciais da MicroUniverso?

E se você quer um parceiro estratégico, que estará ao seu lado para potencializar as chances de sucesso do seu varejo, conte com a MicroUniverso. Trazemos uma solução especializada para esse mercado!

Alguns de nossos diferenciais são:

  • proporcionamos um atendimento ao cliente mais eficiente para seu negócio;
  • trazemos as funcionalidades mais importantes no cenário atual;
  • proporciona integração de processos de setores importantes da sua empresa;
  • está atualizado com as obrigações fiscais exigidas na legislação atual;
  • acompanhamos seu negócio no processo de implantação do ERP MicroUniverso;
  • utilize o ERP em diversos dispositivos;
  • conte com uma empresa com experiência de 40 anos no segmento de construção.

Contar com parceiros estratégicos pode ser o diferencial que faltava para ganhar o espaço desejado para a sua loja de materiais de construção. Então, não deixe de contar com quem realmente domina o assunto!

Para isso, a MicroUniverso está ao seu lado! Vem com a gente nessa jornada. Entre em contato e vamos conversar mais sobre o assunto!

E aí, gostou?

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