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Para qualquer negócio, o planejamento e a gestão estratégica são processos importantes para se manter alinhado às metas e aos objetivos. Acontece que, para alguns setores, como o de vendas, por serem muito mais dinâmicos, existe a tendência de deixar de lado essas ferramentas.

Quando se trata do nicho de materiais de construção, isso é ainda mais agravado, visto que muitas vezes a maior preocupação é apenas a gestão de estoque. Porém, pensar na estratégia pode ser essencial para aumentar as vendas do negócio.

Neste texto, vamos mostrar como o planejamento e a gestão estratégica ajudam a sua loja. Confira!

Qual é a importância do planejamento e da gestão estratégica?

Embora tanto o planejamento quanto a gestão estratégica tenham uma importância conjunta no sucesso do negócio, é preciso primeiramente contextualizar o que é cada um. O primeiro trata-se da documentação das estratégias que a gestão pretende aplicar. Já o segundo está relacionado com a maneira de administrar, de colocar na prática o que foi formulado no planejamento.

Dito isso, ambos têm um papel muito importante para que o estabelecimento atinja seus objetivos. Eles melhoram a capacidade de organização e controle, permitindo que as metas e os objetivos sejam cumpridos, além de proporcionarem uma visão geral do mercado.

Quais são os componentes-chave?

Existem alguns componentes importantes para implementar o planejamento e a gestão estratégica. São ferramentas que analisam e determinam quais serão os objetivos, ajudando a desenvolver um plano de ação.

A seguir, vamos explicar detalhadamente cada um. Vamos lá?

Análise SWOT

SWOT é a sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que geralmente é traduzida para FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades). Trata-se de um mecanismo para avaliar os possíveis cenários ao implementar um plano. Basicamente, é uma forma de prever o que pode acontecer tanto em circunstâncias positivas quanto negativas.

Essa é uma excelente ferramenta para o planejamento estratégico e para a gestão de projetos, auxiliando a gestão a ter uma visão clara de que caminho é o melhor a seguir e quais são os riscos. Portanto, cada palavra (força, ameaça, fraqueza e oportunidade) corresponde a um tipo de análise que deverá ser feita.

Definição de metas e objetivos

O segundo componente-chave é a capacidade de definir metas e objetivos. Essa é uma habilidade essencial para o planejamento. Aqui, é muito importante saber aonde a empresa quer chegar, pois isso ajudará nos próximos passos.

A identificação não consiste apenas em determinar o que a empresa quer, mas também em quanto tempo ela pretende alcançar o que almeja. Nesse sentido, vale também compreender que há diferenças entre objetivos e metas. Enquanto um trata do que se quer atingir, o outro envolve as atividades específicas que ajudarão a alcançar o objetivo.

Desenvolvimento de planos de ação

O plano de ação consiste na sequência sucessiva das tarefas para conquistar um objetivo. No caso da gestão estratégica, um ponto importante é não só determinar as ações, mas também o papel de cada funcionário, os recursos ou custos das iniciativas e o que cada pessoa ou equipe deverá fazer.

Quais os benefícios para a sua loja de materiais para construção?

Agora que você entendeu quais são os componentes-chave da gestão e do planejamento estratégico, é interessante conhecer os benefícios que eles trazem. Além de serem formas eficientes de organizar as ações para o crescimento da sua loja, eles ainda podem oferecer outras vantagens, como você verá a seguir.

Aumento de vendas

Um dos objetivos principais de qualquer estabelecimento comercial é o aumento das vendas. Afinal, isso significa mais lucro e mais capacidade de expansão e de longevidade. No entanto, sem nenhum tipo de organização e estratégia, é provável que os resultados não sejam atingidos.

Por isso, o planejamento estratégico funciona como uma ótima ferramenta guia. Até porque ele será capaz de orientar para que as ações dos funcionários estejam alinhadas com as metas e os objetivos maiores da empresa.

Fidelização de clientes

O planejamento e a gestão estratégica são essenciais para a fidelização de clientes. Como sabemos, para conseguir atrair os consumidores e fazê-los retornar ao seu estabelecimento, existem diversas ações, como bom atendimento, boa organização do estoque, publicidade personalizada, promoções, entre outros.

Essas são iniciativas que não podem ser feitas sem um bom planejamento. Afinal, fazem parte de uma estratégia maior, que é atrair e fidelizar. Por isso, necessitam de planejamento e gestão estratégica.

Otimização de recursos

Especialmente quando se trata do planejamento estratégico, essa é uma das ferramentas que, acima de tudo, fornecem informações. Como é necessário determinar passos e analisar possibilidades, é possível ter uma ideia dos custos não só financeiros, mas de outros recursos, como equipamentos e até colaboradores. Sendo assim, é possível se precaver e encontrar soluções que otimizem o uso dos recursos, tornando tudo menos custoso, sem afetar a eficiência.

Melhora na tomada de decisão

Por fim, as informações fornecidas pelo planejamento ajudam a aplicar a gestão estratégica. Isso porque é necessário avaliar atuações anteriores e analisar dados para conseguir ter uma ideia dos próximos passos.

Todas essas informações são fundamentais para a tomada de decisão, pois auxiliam a gestão a ter todos os possíveis cenários em mente, principalmente utilizando ferramentas como o SWOT, que ajudam a pensar em todas as possibilidades.

Ao longo deste texto, vimos como o planejamento e a gestão estratégica são essenciais para que o seu estabelecimento mantenha os processos alinhados com os seus objetivos. Ter esse tipo de auxílio é uma das melhores formas de aumentar as vendas, já que é possível analisar todas as possíveis circunstâncias e pensar em soluções para os piores cenários.

Também é preciso notar como o planejamento e a gestão estratégica são algumas das formas mais coerentes de construir um plano de ação pensando no longo prazo. Até porque são iniciativas que fornecem informações valiosas sobre o comportamento padrão da empresa e garantem que a gestão possa tomar decisões baseadas em dados e fatos. Assim, são ótimas ferramentas para a conquista das metas e dos objetivos.

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