Para obter bons resultados com as vendas varejistas de materiais de construção, os empresários precisam tomar alguns cuidados. Um dos principais problemas é pensar que apenas disponibilizar bons preços ou situar a loja em uma rua bem localizada já é o suficiente para lucrar. Porém, saiba que existem outros pontos importantes na hora de montar o seu negócio.
Um fator muito relevante e que vem se tornando a chave para o sucesso das empresas especializadas no ramo da construção civil é a organização dos produtos expostos nas prateleiras e nas gôndolas, bem como a sua padronização. Isso facilita as compras e fará com que o cliente não fique confuso ao entrar no seu estabelecimento.
Deseja saber mais sobre como organizar as prateleiras gôndolas das lojas de materiais de construção? Continue a sua leitura!
Qual é a importância de manter uma boa organização na loja de materiais de construção?
Ter uma loja de materiais de construção organizada é um diferencial competitivo. Quando os clientes entram no local, estão à procura de itens específicos, mas, caso se deparem com gôndolas que disponibilizem os produtos de maneira não ordenada, vão se sentir perdidos. A seguir, veja os maiores benefícios encontrados com atos simples para manter o local bem estruturado!
Melhor aproveitamento do espaço
Independentemente do tamanho da loja de materiais de construção, as prateleiras não devem ocupar mais do que 40% do local, pois, caso isso aconteça, o estabelecimento pode aparentar estar desorganizado. Quando o lugar é pequeno, é preciso analisar com calma cada detalhe e, se possível, utilizar espelhos como um truque que proporciona boa visibilidade ao negócio.
Redução de tempo na busca por itens
A organização interfere na rotina da loja de materiais de construção. Ao manter tudo em seus devidos lugares, os funcionários ou clientes vão encontrar com maior facilidade os itens desejados. Dessa forma, os colaboradores terão mais tempo para executar outras tarefas essenciais, e os clientes ficarão mais felizes.
Mais facilidade para vendedores e clientes
Uma loja com prateleiras desorganizadas pode comprometer os resultados dos seus investimentos. Afinal, o vendedor vai perder mais tempo procurando itens. Consequentemente, o cliente também ficará aguardando mais tempo, poderá ficar impaciente e sair do estabelecimento sem comprar o que necessita.
Quais são as melhores estratégias para organizar prateleiras gôndolas na loja de materiais?
Ao organizar uma loja de material de construção, é necessário seguir alguns passos práticos para obter sucesso e tornar sua marca diferenciada no mercado varejista. É necessário estar atento aos detalhes, por exemplo, à estruturação das mercadorias e à legislação atrelada ao tipo do estabelecimento.
1. Conheça os principais modelos de organização
Cada loja tem suas especificações e peculiaridades, mas saiba que existem alguns modelos de organização das prateleiras que são utilizados como padrão. Veja abaixo quais são eles e certifique-se de selecionar o modelo que mais se encaixa nas necessidades de seu estabelecimento!
Horizontal
Com o passar do tempo, esse modelo de organização de gôndolas vem sendo deixado de lado, pois seu layout horizontal faz com que alguns produtos não fiquem no campo de visão do cliente. Isso faz com que as mercadorias passem despercebidas na hora da compra.
Vertical
Se houver maior facilidade de visualização, a organização vertical dos produtos nas prateleiras chama mais atenção. Elas despertam maior impacto visual se equiparadas com os outros tipos de gôndolas, visto que os produtos ficam expostos de um modo visualmente agradável e homogêneo.
Sazonais
Esse modo de organização refere-se a alguma coisa temporária e é muito eficiente quando existem datas comemorativas, como Natal e Black Friday. A exposição dos produtos dessa forma faz o consumidor visualizar com maior facilidade as mercadorias, tendo mais chances de adquiri-las.
Blocos
O modelo facilita a compra do cliente, já que os produtos são expostos nas prateleiras conforme a sua categoria ou marca. Sendo assim, é possível que o consumidor compare os preços e as características do item de forma prática e ágil, o que facilita o processo de escolha do objeto que necessita.
2. Seja estratégico na organização dos níveis
Os itens dispostos nas prateleiras podem ficar localizados sobre a cabeça dos clientes, na linha do olho, na altura dos joelhos ou próximos do chão. Manter os níveis de cada produto de maneira estratégica, de modo que o consumidor seja tentado a olhar mais produtos, é algo que deve ser levado em consideração. Veja abaixo uma relação dos níveis de exposição de mercadorias!
Acima da cabeça
Os produtos que ficam posicionados em locais mais altos são aqueles que ficam acima do campo de visão dos consumidores. Pela sua localização, eles são menos visíveis. Devem ser disponibilizados nesses locais aqueles produtos que toda loja de material de construção deve ter, mas que são pouco vendidos.
Altura dos olhos
Esse é o nível que merece mais atenção por parte dos vendedores. Por ficarem na direção dos olhos dos clientes, esses itens geram maior lucro ao estabelecimento. Na maioria das vezes, as pessoas acabam comprando em maior quantidade as mercadorias que ficam nessa posição, tendo em vista que o seu local oferece destaque com relação aos outros produtos.
Linha da cintura
As prateleiras gôndolas da linha da cintura podem conter produtos que são mais procurados pelo público. Como a sua busca é grande, eles devem estar mais acessíveis. Ao fazer isso, as suas vendas vão disparar, e o giro desses itens será maior, gerando, assim, maior lucratividade para a loja.
Abaixo da cintura
Por se tratar de artigos que não estão no campo de visão dos clientes, esses produtos podem ser os que têm menor valor, mas que são muito apreciados pelos consumidores. Assim, ainda que os itens estejam em um lugar menos favorável, as pessoas vão conseguir visualizá-los com facilidade.
No chão
A regra para esse tipo de objeto é simples e clara: as peças que ficam nessa posição devem ser as que são pesadas e grandes. Colocar os itens no chão ajuda a minimizar os riscos de queda e facilita o manuseio deles quando forem adquiridos ou quando precisarem ser repostos.
3. Elabore um planograma
O planograma é uma estratégia muito importante na organização dos produtos expostos. Ele é uma exibição gráfica que apresenta de qual forma as mercadorias devem ser disponibilizadas, ou seja, é um desenho que mostra a melhor maneira de colocar os produtos nas gôndolas.
Para usar esse método, é necessário apresentar por meio do desenho quais são os produtos e as marcas relativas a cada prateleira. Além da especificação dos itens, é importante capacitar e conduzir os funcionários responsáveis pelo gerenciamento deles.
Enfim, agora que você já sabe que manter as prateleiras gôndolas organizadas em sua loja de materiais de construção é importante para ter boas vendas, não se esqueça de analisar a disposição dos itens de seu empreendimento para manter o local harmonioso. Acredite, isso fará toda a diferença em seus rendimentos e na experiência dos seus clientes, que vão indicar a sua loja para outras pessoas.
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