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A previsão de demanda é um processo fundamental para o varejo, principalmente para conseguir proporcionar os produtos necessários ao seu cliente sem frustrá-los e, ao mesmo tempo, evitar que eles fiquem encalhados no estoque. Contudo, muitos gestores de lojas de materiais de construção ainda passam por uma série de dificuldades nessas questões.

Essa é uma função crítica para esse tipo de negócio, portanto, é fundamental entender como deve ser feito da forma correta e minimizar falhas presentes nos processos. Por isso, veja a seguir quais são os principais pontos que você precisa ficar atento e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Lide com o erro

Em primeiro lugar, entenda que provavelmente você tem erros em seu negócio atualmente e é preciso identificar o que está presente na sua previsão de demanda e o que precisa ser revisto. Normalmente, os erros estão nas diferenças entre o que acontece de fato e o previsto.

Ou seja, se a sua previsibilidade de demanda está diferente do que acontece na prática, isso é um sinal de que algo está errado. Pode ter sido, por exemplo, porque você não está lidando com a questão da sazonalidade e, com isso, há um maior acúmulo de itens nos momentos em que há uma redução das vendas. Para corrigir os erros, é importante considerar a análise completa de todos os pontos do processo e, assim, identificar mais rapidamente a falha e corrigi-la.

Considere o fluxo de caixa e o orçamento

Outro ponto importante é conhecer o seu fluxo de caixa e orçamento, para conseguir traçar estratégias de potencializar as vendas em alguns momentos para compensar os períodos de baixa. Para isso, é importante fazer a projeção do fluxo de caixa para se programar para compensações, quando for necessário. Com isso, você consegue se prevenir da falta de orçamento para pagar fornecedores e evitar endividamento futuro.

Entenda a sazonalidade do seu negócio

É fato que as lojas de materiais de construção passam por períodos de sazonalidade, que precisam ser considerados na hora de pensar em previsibilidade de demanda. Para quem comercializa, principalmente para o público consumidor final, isso é importante porque são pessoas que planejam suas obras, justamente, para momentos em que ela não vai ser interrompida.

Por exemplo, é muito comum que as pessoas optem por evitar estações e períodos mais chuvosos, pois pode atrapalhar o andamento da obra (por exemplo, prejudicar secar o cimento em determinados momentos). Por isso, é muito comum que as pessoas não comprem itens nesse momento.

Considerar esse ponto é fundamental para fazer uma previsão de demanda própria para esses momentos. Assim, evita-se que itens fiquem sobrando nos estoques e gerem necessidade de queimar estoque nesses períodos ou perdas por prazos de validade vencidos.

Use os dados a seu favor

As decisões orientadas por dados serão fundamentais para que você possa tomar as melhores decisões sobre previsão de demanda e ter um maior equilíbrio no estoque. Isso evita que você confie apenas em um certo insight e, assim, consiga ter as informações precisas do melhor momento para fazer reposições ou, então, o momento quando é preciso realizar promoções e acelerar o giro de estoque no dia a dia.

Para isso, é importante que você tenha um sistema focado na obtenção e na análise dos dados, principalmente se ele for feito justamente para a área da construção civil. Com isso, você consegue ter uma visão em tempo real da situação e pode tomar decisões com maior precisão e chances de resultados.

Escolha o melhor método de previsão de demanda

Para fazer a análise de previsão de demanda, há diversos métodos que podem ser implementados para isso. Eles podem ser divididos em duas categorias: métodos qualitativos e quantitativos. Vamos saber sobre isso a seguir.

Métodos qualitativos

Nesse caso, a análise é focada no julgamento e na intuição dos gestores do varejo. Estão entre elas:

  • método Delphi;
  • pesquisa de vendas;
  • júri de executivos;
  • pesquisa de clientes;
  • simulação.

Métodos quantitativos

Nesse caso, falamos de métodos que analisam dados e históricos de vendas da sua empresa. São mais acertados e podem ser analisados de forma automatizada por softwares para esse fim. Estão entre os métodos quantitativos para análise de previsibilidade de demanda:

  • médias móveis;
  • suavização exponencial;
  • regressão simples;
  • regressão múltipla;
  • ARIMA;
  • ARIMAX.

Muitos profissionais têm dificuldades para fazer esse tipo de análise. Nesse caso, as tecnologias podem ser as suas maiores aliadas.

Recorra a softwares

O uso de soluções específicas para lojas de materiais de construção, com presença de módulos específicos de controle de estoque e previsão de demanda, ajudam você a ter maior precisão para analisar esses dados e tomar decisões mais bem acertadas. As informações fornecidas pela solução, em tempo real, permitem que você defina o momento certo de buscar seus fornecedores para a reposição dos itens, com as quantidades adequadas, a fim de manter um giro de estoque adequado.

Além disso, essas soluções têm uma série de funcionalidades que ajudam a complementar essas questões. Por exemplo, também é possível manter uma boa relação com seus fornecedores, facilitando os processos de reposição, com melhores condições financeiras e prazos de entrega.

Por exemplo, o ERP MicroUniverso é a escolha mais interessante e eficiente para o seu dia a dia. Além da possibilidade de um controle de estoque mais eficiente, também podemos fazer uma série de outras funções essenciais de forma automatizada em seu varejo.

A previsão de demanda é fundamental por trazer uma série de benefícios para seu negócio de materiais de construção. Entre elas:

  • evita perda de lucros pela necessidade de realizar promoções e queima de estoque, para acelerar o giro;
  • evita que você faça compras de reposição de estoque de forma inadequada.

Saber fazer a previsão de demanda é fundamental para que você possa minimizar prejuízos e garantir um melhor fluxo de estoque em seu negócio. Por isso, não deixe de adotar essas dicas que foram trazidas aqui.

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