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A produtividade dos colaboradores é sempre uma preocupação na mente dos gestores de empreendimentos de todas as áreas, não é mesmo? Entretanto, será que você está adotando a abordagem certa para medir e melhorar isso?

Afinal, trata-se de uma avaliação em que elementos concretos se somam a pontos de vista subjetivos, tornando tal análise um processo bastante complexo. Ainda assim, é preciso trabalhar nesse aspecto para que o negócio maximize seus resultados, certo?

Então, confira este conteúdo que ajuda a simplificar essas atividades em sua empresa!

Qual é o impacto da produtividade dos colaboradores na empresa?

Os impactos da produtividade dos colaboradores não se limitam ao retorno sobre o custo da mão de obra. Aliás, essa é uma abordagem bastante limitada sobre o assunto. Afinal, o rendimento da equipe gera outros efeitos para o negócio, já que está diretamente relacionado a:

  • rentabilidade do negócio;
  • capacidade de responder à demanda;
  • agilidade e eficiência da operação;
  • alocação de recursos e investimentos;
  • competitividade frente ao mercado;
  • qualificação de processos;
  • inovação e desenvolvimento.

Como medir a produtividade dos colaboradores?

Como visto, a medição da produtividade dos colaboradores não pode ficar limitada às percepções dos gestores, que muitas vezes se prendem a quantidade de tarefas realizadas sem analisar a qualidade das entregas.

Outros mitos que envolvem esse conceito incluem a valorização do trabalho multitarefas e a desnecessidade de um amplo número de horas para fazer as atividades mais complexas. Para evitar esse tipo de mal-entendido, veja a seguir algumas formas de medir isso!

Tempo de ociosidade

Ainda que as pausas sejam necessárias ao longo do dia de trabalho, a não realização de atividades é o maior exemplo de baixa produtividade. Portanto, identificar essas situações e entender suas causas é a base para medir isso.

Na prática, o tempo ocioso inclui interrupções por falta de energia ou insumos, pela quebra de equipamentos, pela ausência de informação, por poucos clientes etc. Ou seja, motivos que não dependem do funcionário.

Entretanto, é fundamental que outras situações que não envolvem causas externas sejam percebidas e medidas à parte, em prol de maximizar os resultados empresariais.

Atingimento de metas 

Atrelar as metas à capacidade produtiva real da equipe não só torna esses objetivos realistas, como também permite acompanhar o aproveitamento dos colaboradores em paralelo à sua gestão. 

A partir de um estudo que analisa e estabelece a média do que pode ser realizado, elaborar os resultados desejados fica fácil. Ao final do período, essas informações possibilitam realizar ambas as verificações com sucesso.

Produtividade por hora

Tanto no operacional quanto no administrativo, as atividades com menor necessidade analítica ou de conhecimento complexo permitem medir a produtividade dos colaboradores de outra forma: por hora.

Basicamente, são verificadas quantas tarefas foram realizadas nesse intervalo de tempo, gerando a média por funcionário ou da equipe. Depois, essas informações devem ser comparadas com outras medições históricas.

Métricas específicas

Além dessas opções, outros indicadores podem ser implementados para melhor se adaptarem à realidade do negócio. Afinal, uma loja e uma indústria têm atividades muito diferentes, não é?

Assim, o ideal é levar em conta essas características específicas e buscar por métricas mais alinhadas à função e à área de atuação de cada profissional. Entre as opções estão:

  • taxa de conversão de atendimentos em vendas;
  • desperdícios e perdas;
  • lucratividade;
  • índice de retrabalho;
  • cumprimento de prazos.

Como melhorar a produtividade dos colaboradores?

Ao medir a produtividade dos colaboradores, é possível diagnosticar como anda a empresa. Mas isso não gera vantagem se ações de melhoria não forem realizadas após esse processo de análise. Conheça a seguir as principais opções nesse sentido!

Foque em qualidade

Quando o foco deixa de estar nas horas trabalhadas e passa a ser direcionado à qualificação das entregas, o conceito de produtividade muda de fazer mais em menos tempo para fazer melhor.

Afinal, ainda que seja importante aumentar a quantidade efetivada, é na qualidade que está a verdadeira vantagem competitiva. Mais que isso, o que é bem-feito não precisa passar por nenhum retrabalho ou ser descartado.

Com esse paradigma quebrado, qualquer negócio consegue aumentar o rendimento da equipe, sem prejudicar os custos, melhorando a experiência do cliente e a imagem do empreendimento diante do mercado. Ou seja, tal abordagem rende muitos benefícios. 

Qualifique os colaboradores

Uma das principais formas de aumentar a qualidade das atividades profissionais é investindo na qualificação da equipe. Mais precisão na hora de executar também é sinônimo de uma maior produtividade dos colaboradores.

De um modo simples, tal melhoria significa elevar a agilidade. Além disso, há a redução de retrabalhos e de descartes, que tornam a quantidade entregue superior. Esse conceito se aplica ainda para vendas, tarefas administrativas etc., ampliando o resultado. Para tanto, promover cursos, formações e capacitações técnicas é a alternativa ideal. 

Identifique pontos de melhoria na equipe e seus objetivos

Na hora de definir por quais pontos começar o investimento em qualificação, o primeiro passo é identificar onde estão as maiores oportunidades de melhoria. Desde competências até conhecimentos específicos sobre sistemas, produtos ou serviços podem impedir o máximo desempenho da equipe.

Portanto, ao planejar os treinamentos, é importante levar isso em conta e priorizar tais situações. Associado a essa avaliação, definir os objetivos a alcançar com tal desenvolvimento ajuda a acompanhar o progresso dos funcionários.

Essas ações contribuem para a ampliação da produtividade dos colaboradores, já que a falta de preparação abre a porta para que erros aconteçam, impactando negativamente todo o processo empresarial.

Invista em tecnologia

Mesmo a equipe mais qualificada não é capaz de competir em velocidade com as soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Nessa nova fase, em que a transformação digital está disponibilizando inovações em larga escala, elas têm atuado com os funcionários, a fim de tornar processos mais eficientes.

Assim, aliar a capacidade dos profissionais com a tecnologia tende a gerar o melhor resultado para a produtividade dos colaboradores: sua otimização. Na prática, fazer essa junção implica investir em sistemas modernos, que facilitam ou automatizam as tarefas.

Outra vantagem de adotar essas ferramentas é obter um mecanismo eficaz para acompanhar e mensurar tanto o rendimento quanto o desempenho do grupo de trabalho, criando um fluxo de constante evolução.

A produtividade dos colaboradores até pode ser medida de maneiras variadas, de acordo com o tipo de empresa. No entanto, o que não muda são os impactos disso para o negócio que busca acompanhar e melhorar esse aspecto. 

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