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Quando se trata da pintura de ambientes ou de construções, além das características técnicas da tinta, o cliente também leva em consideração a estática ao escolher, não é mesmo? Portanto, ter opções de cores variadas disponíveis em sua loja de materiais de construção se torna uma maneira de potencializar as suas vendas

Mas fazer isso sem ter um estoque elevado e correr o risco de ficar com produtos encalhados é um desafio, certo? Saiba que contar com um sistema tintométrico resolve esses problemas. Mais que isso, essa solução gera vantagens se estiver integrada ao ERP do negócio.

Sentiu curiosidade para entender melhor essa ideia? Pois não deixe de conferir este conteúdo e descobrir mais sobre essa tecnologia!

O que é um sistema tintométrico?

Um sistema tintométrico é uma solução tecnológica que conta com um programa de computador e um equipamento físico, permitindo a produção de tintas conforme a necessidade do público consumidor diretamente no estabelecimento varejista.

Tem a capacidade de preparar várias cores e tipos desse item a partir de fórmulas — pré-determinadas ou personalizadas — que unem pigmentos concentrados com uma das bases brancas pré-existentes, a fim de entregar desde o tom até a quantidade exata que o cliente deseja comprar.

Suas funções incluem o planejamento das dosagens e das combinações, o registro delas, das operações realizadas e dos insumos disponíveis para tal fabricação, bem como a mistura dos elementos e o envase do produto final.

Por que ter um sistema tintométrico?

Ter um sistema tintométrico na loja de materiais de construção gera vantagens tanto para o cliente quanto para o negócio. Veja as principais delas a seguir!

Variedade que se transforma em vendas

Como esses conjuntos utilizam 3 ou 4 bases diferentes — água, solvente etc. —, para contemplar inúmeros tipos de superfícies, funções ou outras necessidades técnicas, bem como entre 12 e 16 pigmentos concentrados capazes de gerar milhares de tonalidades ou cores, os clientes encontram o produto ideal de acordo com seus gostos ou demandas.

Em consequência, a loja não corre o risco de perder vendas por não ter as opções mais procuradas em estoque. Mais que isso, tamanha diversidade permite que o estabelecimento amplie o volume vendido.

Exatidão para agradar ao comprador

Quem é do ramo de materiais de construção sabe que na hora de vender tintas para continuar ou complementar um projeto em andamento nem sempre é fácil encontrar a cor exata.

O uso de um sistema tintométrico evita ou, pelo menos, reduz as chances disso acontecer. Afinal, sua tecnologia garante que o registro e utilização de dosagens precisas dos componentes de maneira que podem ser repetidas sempre que a mesma tonalidade estiver sendo preparada.

Qualidade de fábrica na loja

Ainda que a tinta não seja completamente produzida na fábrica do fornecedor, as bases, os pigmentos e as tecnologias utilizados no sistema tintométrico garantem a mesma qualidade em critérios como:

  • intensidade da cor;
  • durabilidade;
  • cobertura;
  • aderência.

Diminuição dos estoques sem deixar de vender

Quem conta com um sistema tintométrico em sua loja de materiais de construção não precisa ter um vasto estoque para atender aos clientes, evitando o risco de ficar com itens parados por falta de procura ou de não ter a opção que está em alta devido ao seu elevado volume de saída.

O que o lojista passa a ter que armazenar são as bases — que se transformam em qualquer tonalidade — e os corantes — aplicáveis para preparar qualquer tipo de tinta. Ou seja, o espaço a ser usado para guardar isso é menor e todos os insumos são aproveitados, reduzindo tanto custos quanto perdas.

Redução de resíduos aumentando a sustentabilidade

Com as garantias que o sistema tintométrico oferece — disponibilidade, reprodução etc. —, o consumidor pode comprar somente o que realmente necessita sem medo de ficar sem a cor exata. Afinal, é só voltar na loja e adquirir mais. 

Já o lojista não necessita descartar itens velhos porque não os vendeu. Dessa forma, ambos reduzem os resíduos das tintas descartados, minimizando custos com logística reversa e aumentando a sustentabilidade.

Quais são as vantagens de integrar esse sistema ao ERP da loja?

O programa que faz parte do sistema tintométrico pode ser integrado ao ERP da loja de materiais de construção, oferecendo diversos benefícios para o estabelecimento. Confira quais são essas vantagens agora!

Maior controle de custos

Com o ERP consolidando todas as informações em um só lugar, incluindo as coletadas do sistema tintométrico, a gestão de custos se torna mais eficiente. Por consequência, é viável otimizar o processo de precificação, garantindo que o estabelecimento ofereça um preço competitivo para sair na frente da concorrência sem o risco de ter prejuízos financeiros.

Ampliação da satisfação do cliente

O atendimento também é bastante favorecido pela utilização de um sistema tintométrico integrado ao ERP, fazendo a satisfação do consumidor crescer. Afinal, ele se torna ágil, já que o vendedor não precisa ir até o equipamento para montar um orçamento. Assim como, fica mais qualificado, uma vez que é possível saber o histórico de cor, tom, marca, base etc. de tintas que o cliente já comprou.

Otimização dos investimentos

A partir dessa integração, o controle dos estoques de bases e corantes é unificado, independente do fabricante, facilitando o processo de compra de insumos tanto por centralizar a verificação da quantidade disponível quanto da consumida em determinado período de tempo.

Dessa forma, o lojista passa a ter acesso a uma maior previsibilidade das preferências do consumidor e das tendências de vendas para investir no que realmente vende, maximizando seus investimentos.

Como é possível realizar essa integração com sucesso?

Colocar essa integração em prática demanda alguns cuidados. A começar pela atenção aos programas que compõem o sistema tintométrico, principalmente avaliando sua capacidade de se conectar e trabalhar junto com outras ferramentas. Ainda nesse sentido, é fundamental conferir se o ERP conta com um recurso voltado para essa função.

Além disso, é fundamental procurar pelo apoio de uma empresa especializada em soluções de tecnologia para varejos de materiais de construção. Pois, sua experiência permite antecipar e evitar problemas nesse processo. 

Também vale lembrar que são esses fornecedores quem melhor consegue orientar os lojistas sobre quais são os procedimentos corretos a adotar e os caminhos ideais para o negócio, aumentando o sucesso.

Um sistema tintométrico é uma solução tecnológica que oferece diversas vantagens para as lojas de materiais de construção e seus clientes, ampliando as vendas. Quando integrados ao ERP do estabelecimento, o lojista também passa a usufruir de benefícios para a gestão de estoques, custos, preços e investimentos. Ou seja, vale a pena ter em seu varejo.

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2 respostas

  1. BOM DIA TENHO UMA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÃO EM XANXERÊ, SANTA CATARINA E ESTOU INTERESSADO EM TRABALHAR COM TINTAS.
    LENDO O ARTIGO GOSTARIA DE SABER QUAL É O VALOR DO INVESTIMENTO NA MAQUINA TINTOMÉTRICA.

    1. Bom dia, Edemar! Tudo bem?
      Aqui em nosso blog você encontrará muitos conteúdos com dicas bacanas para o seu segmento, mas infelizmente não fornecemos as máquinas tintométricas.
      O ERP MicroUniverso é um sistema de gestão completo, especializado no segmento de lojas de materiais para construção e temos integração as máquinas de tintas. Ficamos à disposição caso tenha interesse em ver uma demonstração e conhecer o nosso sistema.
      Abraços!

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