A tecnologia faz parte das rotinas e processos das lojas de materiais de construção que precisam se manter ativas no mercado. Os gestores e demais colaboradores ganham praticidade e produtividade com o auxílio das soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Essas soluções facilitam a alavancagem dos negócios, o seu crescimento e expansão.
Portanto, sucesso, tecnologia e varejo estão intimamente conectados nos dias atuais. O setor varejista está entre os que mais apostam no uso de inovações tecnológicas para aprimorar as suas atividades, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. As soluções produzem melhorias no fornecimento de serviços e produtos, aumentam a segurança e favorecem o controle das vendas.
Deseja entender melhor como a tecnologia está sendo usada pelo varejo e se tornou uma grande aliada nos negócios? Prossiga!
Compreenda a importância da tecnologia
Os investimentos feitos pelas lojas de materiais de construção em tecnologia trazem muitas vantagens para os lojistas. A implementação das soluções tecnológicas é muito importante porque diminui as tarefas repetitivas e manuais, aumenta o engajamento dos times, aprimora a jornada de compra dos clientes e, consequentemente, oferece excelente experiência para eles.
Além de elevar a lucratividade consideravelmente, as tecnologias promovem tomadas de decisões mais assertivas, já que facilita o gerenciamento dos dados das lojas. Elas padronizam e integram os processos internos e externos, abrangem os pedidos de compra de produtos, o monitoramento de estoques, as vendas, as questões fiscais, a logística de entrega e muito mais.
Por esse motivo, tecnologia e varejo são inseparáveis. A ausência das inovações nas lojas de materiais de construção atrapalha o seu desenvolvimento e o planejamento estratégico. A implantação de softwares ou sistemas de gestão é fundamental para a sobrevivência dos varejistas e também para a superação da concorrência, que está mais acirrada a cada dia que passa.
Saiba como a tecnologia está sendo usada pelo varejo
As soluções tecnológicas estão sendo usadas para realizar a gestão das lojas de material de construção. Elas coletam, processam e analisam um enorme volume de dados para possibilitar aos lojistas a compreensão de todo o cenário que envolve o seu negócio. As tecnologias auxiliam na criação de novas estratégias e métodos mais efetivos para cativar o público.
Por outro lado, elas possibilitam a criação dos e-commerces. Com o auxílio das inovações, os lojistas têm acesso às informações das suas lojas em um único ambiente e podem gerar relatórios relevantes para obter insights valiosos antes de planejar os próximos passos. As inovações facilitam a obtenção de avaliações por parte dos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.
Descubra os principais benefícios de usar tecnologia no varejo
As tecnologias criadas para atender as demandas das lojas de materiais de construção atuam desde o processo de compras até a entrega ao cliente final. Elas ajudam os clientes a comprar, tiram dúvidas, possibilitam o acesso aos produtos por meio do smartphone e agilizam a comunicação para aumentar as vendas. Confira algumas vantagens de investir em soluções tecnológicas:
- rotinas operacionais otimizadas;
- personalização do atendimento ao cliente;
- evolução da experiência do consumidor;
- conhecimento profundo dos anseios dos leads;
- criação de relacionamentos positivos com o público;
- acompanhamento de pós-venda;
- envio de mensagens específicas para que as pessoas se sintam únicas;
- automação das atividades burocráticas e desmotivadoras;
- substituição de trabalhos manuais que passam a ser realizados pelas máquinas;
- redução dos retrabalhos;
- fluxo otimizado das compras e das vendas;
- diversificação dos meios de pagamento;
- economia de custos;
- entre outros.
Como você pode ver, tecnologia e varejo são conceitos que não podem ser separados. As soluções tecnológicas se tornaram indispensáveis para atrair e envolver os clientes, promover experiências encantadoras e criar uma imagem mais positiva da sua marca. Ao descobrir as dores do público-alvo, o lojista pode criar soluções diferenciadas e promover ofertas direcionadas.
Conheça as principais aplicações e tendências tecnológicas
No varejo, a utilização de softwares leva os lojistas à adoção de soluções omnichannel, que unificam os canais de comunicação e facilitam a interação com o público-alvo. A estratégia possibilita a integração dos pontos de venda e gera mais qualidade no atendimento dos clientes que compram online ou offline. Veja a seguir as tecnologias mais aplicadas no varejo!
Uso de Big Data
As atividades executadas pelos varejistas geram milhares e milhares de informações diariamente. Esses dados precisam ser coletados, organizados, armazenados e avaliados de forma certa para promover melhorias nas lojas. O Big Data é a solução responsável por realizar esse trabalho e por ajudar o lojista a decidir como administrar os negócios para obter lucros maiores.
A solução é indispensável para fazer o cruzamento de dados e para transformá-los em informações ricas que aumentarão a credibilidade da loja e melhorarão a sua imagem diante do mercado. Ela capta dados de orçamentos, pedidos de compras, ordens de serviço, balanços financeiros, históricos de marketing, resultados de vendas e outras operações.
O uso de Big Data é crucial para ter negócios bem-sucedidos, tendo em vista que essa solução faz o mapeamento dos hábitos de compras dos clientes, identifica e revela os padrões de comportamentos dos potenciais clientes. A solução tecnológica prevê quais serão as próximas tendências no universo corporativo, e ajuda a identificar as dores e demandas do público.
IoT
Internet das Coisas, ou IoT, é um conceito que está interligado com a análise dos dados coletados pelas soluções tecnológicas. Por meio delas, os objetos, equipamentos e sistemas geram e trocam informações para aperfeiçoar as jornadas de compra e os processos do varejo. Usar essa tecnologia facilita o monitoramento das interações das lojas com os clientes.
A implementação de IoT permite aos lojistas analisar quais são as mercadorias que provoca boas reações e em que setor do ponto de venda os clientes permanecem por mais tempo. Com isso, fica mais fácil relacionar itens específicos a determinadas faixas etárias, traçar uma segmentação precisa e entender como melhorar as seções para torná-las mais atrativas.
Sistema de gestão
Um sistema de gestão empresarial ou ERP especialmente planejado para home centers e para as lojas de material de construção executa várias funções primordiais. O software oferece uma visão geral do negócio, otimiza praticamente todos os processos, diminui os custos, elimina despesas, prejuízos e desperdícios que só atrapalham os gestores de atingir os seus objetivos.
Enfim, agora você consegue compreender melhor a relação que existe entre tecnologia e varejo! O ERP MicroUniverso traz rentabilidade para os varejistas, aprimoram os estoques, o gerenciamento das vendas, finanças, logística, tributos e compras. A solução emite Notas Fiscais, ajuda a controlar o faturamento e o crediário, bem como integra as informações em um banco de dados único.
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