O omnichannel nada mais é do que uma estratégia que tem como objetivo unificar o mundo virtual com o físico. Para isso, permite o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação, pois todos eles estão interligados. Devido às inúmeras vantagens do omnichannel, essa estratégia se tornou uma forte tendência no varejo.

Afinal de contas, o omnichannel é uma estratégia que traz mais inovação para a empresa ao mesmo tempo em que responde a exigência do consumidor por uma experiência de compra melhor. Sendo assim, quando bem implementada, o omnichannel torna mais prática a jornada de compra do cliente, pois elimina diversos obstáculos que podem interromper esse processo.

Tendo em vista os impactos positivos que essa estratégia pode causar na interação do cliente com a sua empresa e, sobretudo, na sua jornada de compra, elaboramos este artigo para explicar melhor como você pode inserir o omnichannel no seu negócio. Acompanhe a leitura!

Qual a importância do omnichannel para o seu negócio?

Devido à digitalização de diversos processos, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes com as marcas. Por esse motivo, há uma necessidade visível das empresas de inovarem seus processos de venda, a fim de transformar o consumo em uma experiência de compra única, prática e eficiente.

Diante dessa nova realidade, o investimento nos canais de vendas online não se trata mais de uma simples escolha de optar ou não por uma tendência do varejo. Hoje, estar presente no universo online é um requisito importante para as empresas garantirem sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas como a estratégia omnichannel funciona na prática? Para você entender melhor, basta imaginar que está dentro de uma loja física procurando um produto específico. Então, para economizar o seu tempo, você consulta no site da marca que o produto desejado está disponível.

Após essa rápida pesquisa, você chama o atendente para negociar a compra e finaliza a jornada optando por receber o seu produto em casa. Consegue perceber como a unificação do online com o offline permite que o cliente tenha uma melhor experiência de compra?

O resultado de todo esse investimento é, sem dúvida, obter a maior satisfação do cliente. Ao deixar seu público genuinamente satisfeito com os seus serviços e atendimento, seu negócio também sai ganhando. Isso porque aumenta a quantidade de fidelização, expande as vendas e melhora a imagem da marca.

Como implementar o omnichannel no varejo?

Se você está pensando que para adotar o omnichannel é preciso muito esforço ou investimentos altos, saiba que por meio de uma gestão eficiente e um planejamento bem estruturado qualquer empreendimento pode fazer uso dessa estratégia. Nesse caso, você precisa ter atenção a alguns pontos essenciais. Veja quais são eles.

1. Integrar seu estoque

Investir em uma gestão de estoque eficiente é fundamental em qualquer negócio, já que afeta as suas vendas. Sendo assim, ao optar por adotar o omnichannel é crucial que o estoque físico esteja de acordo com o online. Isso porque imagine o quão frustrante é para o cliente conferir no site a disponibilidade do produto, mas ao chegar à loja descobrir que o sistema estava desatualizado.

Além de você perder a chance de fazer uma venda, essa situação faz a sua empresa perder a credibilidade com o cliente. Por esse motivo, um dos primeiros passos que você precisa dar ao adotar o omnichannel é integrar os estoques e manter o controle efetivo das mercadorias que entram e saem.

2. Oferecer opções de entrega facilitadas

Devido aos últimos acontecimentos, o serviço de delivery foi a solução encontrada pelos empreendedores para garantir que os produtos chegassem até o cliente de forma rápida e segura. Embora o ápice da pandemia tenha passado, a preferência por esse serviço continua, logo, passou a ser um diferencial para a empresa que o disponibiliza.

Sendo assim, ao adotar o omnichannel é importante direcionar uma atenção ao serviço de entrega. Nesse caso, é importante criar uma estratégia para garantir que os pedidos chegam até o consumidor em tempo hábil.

3. Padronizar o atendimento ao cliente

Manter a mesma qualidade do atendimento presencial no online é fundamental para garantir que o omnichannel dê certo. Por esse motivo, é essencial garantir a padronização do atendimento em todos os canais de comunicação com o cliente.

Vale ressaltar que o investimento em um atendimento humanizado faz toda a diferença na decisão de compra do cliente. Isso porque quando não há uma preocupação em solucionar a demanda do consumidor, ele percebe a falta de interesse e desiste de continuar com a negociação.

Além de entregar um cliente de bandeja para a concorrência, a sua imagem fica prejudicada no mercado. E acredite, não há nada pior para uma empresa do que ser reconhecida pela falta de profissionalismo e qualidade no atendimento.

Nesse caso, a opinião de compradores anteriores pesa bastante na decisão de potenciais clientes. Por esse motivo, seja de forma online ou presencial, é crucial que a sua equipe busque atender as demandas do consumidor de forma amigável e prestativa.

4. Escolha bem o software que será usado

Não tem como falar de omnichannel e não mencionar o uso de um software. A utilização de um sistema como ERP é fundamental para gerenciar todos os setores que influenciam na qualidade do seu serviço. Isso porque o ERP une em uma única plataforma todos os departamentos e tem a capacidade de processar em tempo real dados relevantes para a elaboração de estratégias mais eficientes.

Além disso, o investimento em um sistema ERP gera diversos benefícios para o seu negócio, podemos citar como exemplo:

  • automatização dos processos;
  • tomadas de decisões mais corretas;
  • planejamentos mais precisos;
  • eliminação de falhas;
  • otimização do tempo.

Portanto, percebemos ao longo deste artigo que a necessidade de transformar o processo de compra em uma experiência única e prática para o consumidor é um desafio que precisa ser superado pelas empresas que desejam manter a sua competitividade. Por esse motivo, é de suma importância que o empreendedor esteja disposto a se ajustar às necessidades do seu público e, sobretudo, buscar meios de se manter atualizado com as principais tendências do seu segmento.

Gostou deste artigo e quer saber de mais dicas para aprimorar o seu negócio? Então, veja só como melhorar a comunicação com o seu cliente.

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