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A venda agregada é uma possibilidade de aumentar as vendas da sua loja de material de construção e de elevar a satisfação dos clientes. Ela ajuda o varejista a superar as suas metas, expandir o negócio e obter maior taxa de retorno dos seus investimentos. Essa técnica de vendas é conhecida como cross selling e é muito poderosa.

Com esse conceito simples, é possível alavancar os estabelecimentos comerciais. Neste post, vamos explicar como a venda agregada funciona e quais são as suas vantagens, além de dar dicas de como implementá-la na loja de materiais de construção. Aqui, você vai descobrir detalhes sobre como controlar o estoque, capacitar a equipe, criar promoções, adicionar valor à venda, entre outros.

Gostaria de saber quais são as vantagens de utilizar essa técnica? Acompanhe a leitura!

O que é e como funciona a venda agregada?

Venda agregada é a oferta de um produto complementar para o cliente que está decidido a comprar de outro. Trata-se de uma técnica de marketing usada pelos vendedores para oferecer itens que sejam úteis para os clientes. Os profissionais observam o que o consumidor colocou no carrinho e sugerem outras mercadorias que poderão ser usadas em conjunto.

A técnica mostra para o cliente que eles são importantes e que o varejista está prestando atenção às suas necessidades. Por exemplo, um consumidor que decide comprar uma TV Smart pode se interessar por uma antena digital, fones de ouvido, suporte para colocar o aparelho na parede etc. Depois que o cliente analisar as alternativas, o vendedor fecha a compra.

Quais são as principais dicas para implementar a venda agregada?

Existem vários passos que podem ser dados para a implementação da venda agregada na loja de construção. Uma ideia interessante é utilizar cartazes promocionais no ponto de venda, pois eles são os pilares da comunicação com os clientes. Utilize-os para indicar possíveis descontos e sinalizar os produtos complementares no estabelecimento. Observe abaixo outras dicas!

Conte com um controle de estoque eficiente

Para criar uma estratégia de vendas, é necessário saber quais são os produtos que estão disponíveis no estoque da sua loja. Por isso, inicie fazendo um controle ágil e eficiente para depois apostar na venda agregada. Tenha à disposição do público uma quantidade que seja suficiente até a data de realizar novos pedidos. Faça projeções, evite erros e rupturas.

Garanta a disponibilidade dos produtos

Analise cada item exposto na sua loja e garanta a disponibilidade de produtos relacionados à pronta entrega. A venda agregada pode acontecer de forma natural quando o consumidor leva uma lista de produtos e chega no estabelecimento decidido a comprar todos. Mas às vezes é preciso que a equipe de vendas intervenha e forneça informações.

Verifique rapidamente se algumas mercadorias não estão no catálogo ou estão em falta e se podem ser substituídas por produtos similares. Aposte no gerenciamento de estoque e sua estratégia de vendas agregadas funcionará para aumentar a lucratividade do negócio. Em épocas de aumento da demanda, mantenha uma quantidade maior de itens em estoque.

Capacite a equipe

Prepare a sua equipe de atendimento ao cliente e de vendedores para fazer as vendas agregadas com tranquilidade. Esses profissionais representam a marca diante dos clientes, razão pela qual precisam de treinamentos e aperfeiçoamento contínuo. Eles precisam conhecer as mercadorias, ter capacidade de perceber as demandas dos clientes e estar preparados para ofertar produtos complementares.

Ofereça capacitações para todos os colaboradores que trabalham direto com o público. Isso fará com que eles desenvolvam as suas competências e tenham mais habilidade para fazer vendas agregadas. Faça dinâmicas em grupo para que os profissionais consigam fazer a associação dos produtos e tenham percepção dos clientes que precisam de auxílio em sua tomada de decisão.

Crie promoções

Uma alternativa interessante é criar promoções para incentivar a compra dos itens complementares. Uma promoção vai chamar a atenção dos consumidores que vão perceber na aquisição uma oportunidade de ter vantagens adicionais. Essa tática é fundamental para fechar vendas com mais produtos que não estavam na lista do comprador.

As ofertas atraem o consumidor que percebe uma oportunidade que vai além da conveniência. Afinal, ele poderá ter uma experiência melhor com um custo mais baixo do que em uma compra normal. Ofereça vantagens para quem compra os itens adicionais, por exemplo, entrega grátis, participação em sorteios, pontos de fidelidade ou descontos.

Adicione valor à venda

Acrescente valor às suas vendas para superar a concorrência que também cria estratégias para atrair os clientes. Aprofunde os seus conhecimentos sobre as mercadorias e fale sobre os seus benefícios para o potencial comprador que levar o produto complementar. Mostre aos consumidores diferentes marcas e modelos de equipamentos, e procure ressaltar as suas qualidades.

Conte com o auxílio da tecnologia

Use a tecnologia a seu favor para analisar dados e melhorar a produtividade dos times. Um ERP especializado pode ajudar os colaboradores e gestores a construir táticas mais eficientes para a loja de material de construção. O software revela quais produtos são mais vendidos, os itens em estoque, a margem de lucro das promoções, o comportamento do consumidor etc.

Um sistema de gestão fornece aos varejistas dados precisos e confiáveis para otimizar a gestão, atrair e fidelizar clientes. Os dados auxiliam o gestor a conhecer melhor o seu público e descobrir os produtos complementares que têm mais chances de sucesso na venda agregada. Há soluções que coletam e unificam informações de vários canais.

Busque conexão emocional

Criar conexão emocional com os clientes é um modo eficaz de reduzir a distância entre o cliente e o vendedor. Os vendedores precisam conversar com o consumidor para tentar encontrar algo em comum, por exemplo, uma viagem, uma parceria, um amigo ou um time de futebol. Isso facilita a apresentação dos produtos complementares para o público.

Não desperdice tempo

Mantenha o foco em abordar os consumidores que têm interesse em adquirir o produto e não desperdice o tempo do cliente. Não vale a pena insistir com pessoas que não querem comprar por que elas vão atrapalhar os seus objetivos. Observe se o consumidor está interessado nos itens complementares e se perceber que ele está apressado, conclua o pedido.

Entendeu como adotar a venda agregada na loja de construção? Essa técnica é uma arma que pode ser o diferencial competitivo do seu negócio, bem como aumentar o faturamento mensal. Escolha o ERP MicroUniverso que vai ajudar a oferecer atendimento diferenciado aos clientes e registrará todas as informações do seu estabelecimento.

Quer obter mais informações sobre o ERP da MicroUniverso? Entre em contato conosco!

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