Vamos chegar a mais um ano que trouxe muitas transformações em vários sentidos para o comércio. Mesmo em um cenário de incertezas, sem dúvidas, as vendas de final de ano são as mais aguardadas pelo setor do varejo. Afinal, elas são responsáveis por uma fatia considerável do faturamento de uma empresa.
Para se destacar nesse período de festas, é fundamental que sua loja de material de construção esteja preparada para alcançar os resultados desejados, assim como, encantar e considerar as necessidades do cliente.
Para ajudar na missão de preparar e impulsionar suas vendas de fim de ano, separamos 9 dicas essenciais que ajudarão você a chegar lá. Confira!
Como preparar a demanda para o final do ano?
Antes de apresentarmos as dicas, é importante destacar sobre um problema comum que é como lidar com a demanda dessa época. O fim de ano sempre é um momento de muito trabalho, afinal, existe a necessidade não só de encerrar alguns processos, mas também de se planejar para o novo período. Sendo assim, é muito importante que a empresa seja precavida em relação aos seus produtos, principalmente, quando se trata da gestão de estoque.
É essencial que ela seja feita da maneira certa, não só se preocupando com a organização do estoque. Porém, avaliando quais são os produtos que faltam e o que há em excesso. Esse cuidado é fundamental, pois ajudará a entender as preferências dos consumidores e o que a loja pode fazer no próximo ano. Um sistema de ERP será fundamental para essa etapa, já que ele ajudará a monitorar o estoque e controlar as entradas e saídas.
Como a tecnologia pode ajudar na previsibilidade de vendas e gestão de estoque?
Quando falamos de tecnologia para auxiliar nos processos de gestão é muito importante destacar o trabalho dos ERPs, ou seja, os Sistemas de Gestão Empresarial. Essas ferramentas são o que temos de mais moderno para a administração das operações e devem ser integradas, se o objetivo é ter uma boa gestão.
Mas, além disso, o ERP pode trazer muitos benefícios para o negócio, principalmente quando o assunto é se antecipar. Vamos entender melhor a seguir!
Diminui o ciclo de vendas
O ERP ajuda a acelerar alguns processos da etapa de vendas, principalmente, pela sua capacidade de integração. Ele consegue potencializar a comunicação entre as partes, o que faz com que a gestão tenha uma visão mais ampla de tudo o que acontece.
Isso reflete na melhoria do ciclo de vendas, isto é, o cliente perceber rapidamente que tem uma necessidade, encontrar a loja, procurar pelo produto e finalizar a compra.
Estoque alinhado com o setor de vendas
Outro ponto importante para o ERP é como ele consegue integrar o estoque aos canais de vendas, sendo assim, as chances de informações desencontradas sobre os produtos são nulas.
Sem um sistema desse tipo, o que ocorre é que o canal de vendas não sabe que um produto específico está em falta. O resultado é a perda de uma oportunidade de fechamento de compra e a frustração dos clientes.
Quando os canais estão integrados, o setor de vendas sabe exatamente o que há no estoque e pode confirmar para o consumidor sem problemas.
Fornece dados para a fidelização e captação de clientes
Dados são um elemento muito importante para o marketing e atração de clientes. Porém, eles precisam de ferramentas para a sua captação, armazenamento e análise. Tecnologias como as oferecidas pelo ERP possuem o contato com informações importantes sobre os consumidores.
Principalmente, conseguem oferecer uma visão sobre as preferências e necessidades dos clientes. Tudo isso pode ser convertido em melhoria dos processos e na forma de atendimento das lojas.
9 dicas para vendas de fim de ano na loja de material de construção
O final de ano é um momento de muito movimento, justamente, pelo fechamento de ciclos. Por isso, é importante que a loja esteja preparada para possíveis imprevistos e também para entender as últimas demandas do ano.
Sendo assim, separamos algumas das principais dicas de venda para esse período. Confira!
1. Faça um comparativo com o ano anterior
Para começarmos, é preciso realizar a coleta de informações mais próximas da realidade de sua loja. Para isso, basta recorrer aos relatórios do ano anterior para traçar um comparativo e desenvolver sua estratégia. Lembre-se, um planejamento de sucesso dependerá de indicadores de desempenho, números e metas.
Sendo assim, essa coleta de dados servirá como um ponto de referência para seu posicionamento futuro. A automação nas empresas facilita muito esse processo, por apresentar informações pertinentes que serão fundamentais para o planejamento.
2. Crie um planejamento estratégico
O segundo passo para se preparar para as vendas de fim de ano é o planejamento estratégico. Em datas comemorativas, o fluxo de clientes que passa pela loja aumenta consideravelmente, nesse sentido, é essencial se preparar para atender toda essa demanda e garantir os resultados desejados.
Com as informações coletadas do ano anterior, crie seu plano de ação com antecedência. Assim, você pode se antecipar a qualquer imprevisto e tomar decisões rápidas que não comprometam a operação de sua loja e garantam o atingimento das metas estipuladas.
3. Prepare o seu estoque
Um dos pontos que merecem maior atenção é o controle e abastecimento de estoque. Para não perder oportunidades de negócios, é necessário que a sua loja de material de construção esteja preparada para disponibilizar para o cliente o produto que ele procura.
Portanto, realize um inventário, analise seu histórico de vendas do mesmo período no ano anterior e prepare seu estoque para as vendas dessa época. Avalie os produtos mais procurados, as promoções que estarão vigentes e cuidado com os excessos de mercadorias e também com a ruptura de estoque.
4. Capacite seu time de vendas e estipule metas
Nesse período importante para o varejo, é fundamental que todo time de vendas esteja alinhado à sua estratégia, pronto para contornar as objeções e converter as visitas de seus clientes em vendas. Não podemos esquecer que, pelo aumento da demanda, há muitas contratações temporárias, por isso, é importante a capacitação dos colaboradores.
Nesse sentido, defina metas que devem ser alcançadas. Quando definimos um objetivo que queremos alcançar e motivamos os funcionários, não tenha dúvidas, conseguimos alcançar os resultados desejados e, assim, fazer com que essa época seja lucrativa para empresa e vendedores.
5. Proporcione um bom atendimento e pós-vendas
Com a equipe capacitada e pronta para receber os consumidores, é hora de reforçar o atendimento consultivo e que proporciona experiência de compra para o cliente. Esse é o momento que o vendedor vai entender as necessidades e despertar outras, a fim de garantir um ticket médio maior e o atingimento das metas. Lembre-se de que cada atendimento é único e especial.
Seguindo essa linha de “encantar” o cliente, não podemos deixar de citar o pós-vendas, que assim como o atendimento, é vital para o sucesso das vendas de fim de ano. Proporcionar um pós-vendas efetivo é um meio de valorizar seus diferenciais e fidelizar o cliente.
6. Aposte no visual merchandising
Em datas comemorativas, é comum que as lojas de varejo elaborem materiais como tabloides, tags, móbiles, testeiras, entre outros, para ambientar e estimular a compra. As vitrines, por exemplo, são excelentes oportunidades de atrair os clientes e devem ser exploradas prezando pela harmonia de cores, disposição de produtos e precificadores preenchidos corretamente.
Contudo, vá além das vitrines e pense em todos os espaços que podem ser aproveitados na loja e trabalhe os sentidos dos consumidores, que são úteis no momento de influenciá-los a comprar. Dê uma atenção aos espaços disponíveis perto dos caixas, esses lugares são ótimos para inserir mais produtos no atendimento, a fim de complementar a compra do cliente e aumentar a lucratividade.
7. Invista em divulgação
No período de fim de ano, a maioria dos negócios e compras são por impulso. Como é um momento que as pessoas tendem a ter mais dinheiro disponível, elas se sentem mais seduzidas pelas ofertas. Sendo assim, para que suas vendas de fim de ano sejam além das expectativas, é muito importante investir em divulgação.
O fato é que seus clientes precisam saber das vantagens ― formas de pagamento, ofertas, produtos exclusivos, por exemplo. Para isso, planeje junto à sua equipe de marketing e gestores as melhores formas de divulgar seus produtos em destaque. Seja por meio de tabloides, mídias sociais, divulgação em rádio e TV, entre outras, de acordo com o que você julgue mais eficiente para transmitir sua mensagem aos seus consumidores.
8. Faça promoções
Em datas comemorativas, o maior chamariz para os consumidores são as promoções. Por isso, pesquise os produtos ofertados pelos concorrentes e os mais procurados na loja, por exemplo, para elaborar suas promoções de forma eficiente. Uma ótima dica é trabalhar descontos na compra de mais de um item. Elabore ações promocionais com brindes atrativos, sorteio com produtos que despertem desejo e qualquer estratégia que motive a compra.
9. Tenha um diferencial
Nesse momento das vendas de fim de ano, todas as lojas de varejo desenvolvem e aplicam ações publicitárias pontuais e de maneira mais intensa. Nesse sentido, destaque todos os diferenciais e vantagens de comprar em seu estabelecimento em relação ao mercado. Esse diferencial deve ser motivador e impulsionador para as compras, deixe sempre bem claro que sua loja é a melhor opção e que seu time é o mais habilitado para atender o cliente com qualidade e agilidade que o período pede.
Por fim, não podemos deixar de citar a importância da automação dos processos de vendas e gestão para que todas essas dicas sejam desenvolvidas de maneira correta e que contribua para maior agilidade, evitar erros operacionais e otimizar os processos. Para que, assim, sua loja consiga alcançar os resultados e fazer com que esse período de vendas de final de ano seja lucrativo tanto para empresa quanto para os colaboradores.
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