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Para se dar bem no mercado de serviços e alcançar o sucesso em vendas e no posicionamento frente à concorrência, os gestores estão cada vez mais preocupados em investir na modernização de suas ferramentas de produção e na qualificação do seu time de colaboradores. No entanto, apenas essas medidas podem não surtir o efeito esperado nos resultados em vendas. Nesse caso, é de grande importância aproveitar as diversas situações externas que podem favorecer as vendas. 

Estamos falando, por exemplo, das vendas sazonais em que podem ser potencializadas em virtude de um contexto específico de consumo. Nesse sentido, a Black Friday pode ser considerada como uma das épocas do ano que mais favorece a movimentação do comércio, uma vez que os consumidores são atraídos pelas propostas de ofertas de preços e promoções de queima de estoque. 

Sendo assim, caso você queira se dar bem e fazer a sua loja de materiais de construção vender ainda mais é muito importante estar atento às ações e estratégias que podem ser utilizadas para aproveitar ao máximo esse cenário. Neste artigo, falaremos sobre como vender bem durante o período de Black Friday. Acompanhe!

Qual a importância da Black Friday para o varejo no país?

A Black Friday é um momento bastante conhecido e esperado pelos brasileiros. Tendo origem nos Estados Unidos, ela é realizada no mês de novembro, mais precisamente na última sexta-feira do mês em vários países. Nessa data, os comerciantes criam várias ofertas e promoções para atrair o consumidor e melhorar seus resultados em vendas. 

Para você ter uma ideia da relevância desse contexto para o crescimento do comércio do país, em 2021 os dois dias da Black Friday produziram um total de R$ 5,4 bilhões de vendas no comércio eletrônico, o que representa um crescimento de 5,8% se comparado ao ano passado. Além do mais, vale frisar que não foi apenas esse setor que se beneficiou das vantagens da Black Friday, uma vez que boa parte dos comércios que aderiram propostas dessa data conseguiu estimular suas vendas. 

Você deve estar se perguntando porque há um aumento significativo nas vendas durante a Black Friday. Entre os vários motivos, podemos apontar que essa data faz parte de um momento esperado por vários consumidores. Ou seja, muitos optam por esperarem chegar o fim do ano para comprarem os produtos que precisam, visando as ofertas promocionais. Isso é uma boa oportunidade para que os vendedores ponham em prática suas estratégias de marketing visando atrair a atenção do cliente e possivelmente fechar uma venda. 

Como vender bem durante o período de Black Friday?

Alguns empreendedores iniciantes acham que aproveitar a Black Friday é simplesmente colocar faixas e mensagens falando sobre o tema e modificar o preço dos produtos de forma a causar uma impressão ilusória de preço baixo. 

No entanto, muitas dessas medidas acabam não produzindo o efeito esperado por se tratar de ações sem organização, planejamento e estratégia de marketing. Para ajudá-lo a se sair bem nas vendas de fim de ano, confira agora nossas 4 dicas sobre como vender bem durante o período da Black Friday!

1. Treine bem os vendedores

Uma das primeiras dicas que podemos citar que pode ajudá-lo a estruturar sua campanha de vendas de forma eficiente na Black Friday é investindo no treinamento dos vendedores da sua loja de materiais de construção. Isso porque o nível de qualificação do seu time de atendimento influencia diretamente nos resultados em captação, qualidade do atendimento, suporte ao cliente e persuasão para uma possível venda. 

Lembre-se de que todos os colaboradores devem estar alinhados com o propósito e programação de vendas no período da Black Friday. Dentro dos treinamentos, pode-se enfatizar noções sobre diálogo e persuasão, estratégias de vendas, excelência no atendimento, acompanhamento e suporte no pós venda, dentre outros assuntos relevantes. 

2. Antecipe a demanda para controle de estoque eficaz

Você também deve estar antenado ao mercado a sua volta e realizar estimativas sobre a demanda de vendas esperadas para o fim do ano. Para ajudar nessa tarefa, é possível fazer um estudo sobre a condição de vendas nos últimos anos, avaliando o nível de crescimento de um período para o outro, além de verificar os pontos que sua empresa não conseguiu se sair bem nas edições da Black Friday passadas. 

Com essa análise é possível estimar a quantidade aproximada de mercadorias que sua empresa deve adquirir dos fornecedores para abastecer seu público consumidor. Vale comentar que o controle de estoque é um dos principais itens que devem ser tomados com bastante atenção, uma vez que a falta ou a sobra de mercadorias podem acarretar na baixa dos lucros. 

3. Saiba como fazer promoções

Verifique a realidade de preços trabalhados pela concorrência, bem como a margem de desconto que pode ser dada aos produtos e forma que sua empresa não tenha prejuízos e possa aumentar os lucros com as vendas. Em seguida, crie de forma estratégica promoções contendo informação visual bem destacada e de forma chamativa, visando atrair a atenção dos consumidores. 

4. Veja em quais canais vender e divulgar

Além de contar com sua loja física, é de grande importância explorar outros canais de vendas e divulgação dos seus serviços. Você pode, por exemplo, planejar ações de marketing dentro das redes sociais, de forma a se aproximar do seu público e expor suas ofertas e serviços. É preciso salientar que as campanhas de divulgação devem ser criadas de modo estratégico, de acordo com o canal de comunicação escolhido. 

Redes, como WhatsApp e Instagram estão apresentando uma grande força de divulgação, pois são meios que estão mais próximos aos consumidores. Sendo assim, é sempre bom buscar conhecimento sobre ações que podem ser efetuadas para melhorar a atuação da sua marca em plataformas sociais. Fazendo isso, seu negócio só tende a crescer, podendo alcançar números escalÁveis no comércio digital. 

Portanto, essas foram as principais dicas e informações sobre como se sair bem nas vendas na Black Friday. Percebe-se que ao adotar algumas estratégias e ações é possível aumentar de forma exponencial o resultado de vendas da sua loja de materiais de construção e possibilitar maiores lucros para sua empresa no fim do ano. 

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