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Os desafios da gestão financeira estão no topo da lista das principais preocupações dos gestores e empreendedores, não é mesmo? Seus cálculos, impostos e registros envolvem tanto dúvidas quanto burocracias que nem todos dominam.

Isso se torna ainda mais desafiador no varejo de materiais de construção. Pois, trata-se de um segmento que trabalha com diversos elementos que influenciam em tais processos, formando um cenário mais complexo.

Entenda melhor como essas dificuldades acontecem a seguir!

Por que a gestão financeira de lojas de material de construção é desafiadora?

A gestão financeira de lojas de material de construção é desafiadora por diversas razões. A começar pela ampla variedade de produtos e fornecedores necessários para compor o mix, que precisa ser administrada na hora de comprar, pagar e, até mesmo, vender.

Associado a isso, trata-se de um segmento em que é comum trabalhar com grandes volumes ou periodicidades longas entre a compra pelo cliente, a entrega e o pagamento, influenciando não só o fluxo de caixa como a liquidez.

Sem falar que esse ramo está sujeito a fatores econômicos. Um bom exemplo disso ocorre quando o poder aquisitivo da população sobe ou há incentivos governamentais que aquecem o setor imobiliário de construção civil, aumentando a demanda nesse tipo de varejo.

Quais são os desafios da gestão financeira de lojas de material de construção?

Pelo visto, há muito mais por trás da administração das finanças de uma loja de materiais de construção. Conheça os desafios da gestão financeira desse tipo de negócio e entenda cada um deles!

Controle do estoque e do giro

O quê, quando e quanto comprar são algumas das decisões gerenciais que dependem de um controle de estoque eficiente para serem tomadas com precisão nas lojas de material de construção. Aliás, todas estão ligadas à gestão financeira, podendo interferir na capacidade de pagamento e na lucratividade do negócio.

Pense só: ao adquirir uma mercadoria de baixo giro em excesso, o gasto inicial alto para pagar o fornecedor se soma a prejuízos como sobras a serem vendidas ao consumidor final com preços reduzidos e despesas de armazenamento enquanto não saem. 

Ao contrário, se as quantidades solicitadas são inferiores ao que realmente era necessário, a tendência é haver perdas em vendas com a desistência de clientes, uma vez que o empreendimento não consegue suprir a sua demanda.

O momento certo de pedir também influencia nisso. Afinal, alguns itens são mais procurados em certos momentos do ano, sendo inútil tê-los muito antes ou depois disso. Nessa situação, estocar representa ter uma saída de caixa que só será compensada a longo prazo, sem nenhum ganho com tal antecipação.

Por outro lado, é possível vender um produto que constava no estoque unicamente porque ainda não havia sido faturado e entregue, apesar de já ter sido encomendado. Desse modo, o estabelecimento não é capaz de atender ambos os compradores, precisando devolver eventuais valores recebidos.

Precificação, concorrência em preços e lucratividade

Outra questão que se destaca entre os desafios da gestão financeira de uma loja de material de construção é a precificação. Tanto o elevado número de itens somados aos seus diversos fornecedores que formam o mix quanto a prática da concorrência em preços influenciam nessa hora. 

O primeiro tem impacto nos custos, enquanto o segundo afeta a definição da margem. Ou seja, atingir a lucratividade depende de uma análise desses fatores antes de estabelecer o preço de venda para que a empresa não tenha prejuízo.

Ciclo de vendas, entregas e pagamentos

Além dos prazos ligados ao pedido de compra para reposição, ao recebimento das mercadorias e ao pagamento dos valores devidos aos fornecedores, outros ciclos precisam ser considerados para que o fluxo de caixa apresente liquidez. São eles:

  • prospecção, negociação e venda;
  • entrega do produto ao comprador;
  • recebimento de valores devidos pelo cliente.

Quando se tratam de lojas de materiais de construção, casar tudo isso é um dos maiores desafios da gestão financeira e comercial. Pois, são movimentos que ocorrem a longo prazo, ficando sujeitos a riscos, principalmente nas vendas parceladas.

Monitoramento da inadimplência

Pelo visto, um dos riscos relacionados ao ciclo de vendas é a inadimplência. Por exemplo, se um cliente comprou uma grande quantidade para pagar a prazo e ficou com dificuldades financeiras, a loja de materiais de construção pode sofrer com atrasos ou não pagamentos. Ou seja, tal situação se converte em um dos desafios da gestão financeira. 

Assim, monitorar quem são os clientes que têm prestações em aberto, junto dos valores e número de dias em atraso, faz parte de realizar um gerenciamento das contas a receber voltado a minimizar possíveis impactos negativos.

Contabilidade e tributos

O financeiro de qualquer empresa anda de mãos dadas com a contabilidade. Vale ainda lembrar que não cumprir com as obrigações tributárias e fiscais é fonte de grande estresse para os gestores.

No varejo de material de construção isso envolve tanto atividades operacionais, como a emissão de notas e atualização dos estoques quando há rupturas ou avarias, quanto as que competem ao contador, como apuração de impostos. O desafio nesse caso é garantir que as informações estejam corretas para não se complicar com o fisco. 

Como a MicroUniverso pode ajudar a superar isso?

O acesso à informação correta e de qualidade é o melhor caminho para superar os desafios da gestão financeira nas lojas de materiais de construção. Como o ERP MicroUniverso é uma solução especialmente desenvolvida para esse segmento varejista, se torna um meio tão eficiente quanto preciso de controlar isso, principalmente devido às suas várias funcionalidades que incluem:

  • compras;
  • estoques;
  • vendas;
  • crediário;
  • caixa;
  • faturamento;
  • pagamentos a receber e a fazer;
  • expedição;
  • livros fiscais;
  • tesouraria;
  • contabilidade;
  • custos e receitas.

Basicamente, como tudo fica armazenado em uma única base integrada, é mais fácil analisar em conjunto, possibilitando otimizar processos e decisões a partir do conhecimento sobre prazos, valores ou quantidades.

Além de que o varejista é acompanhado de perto pela MicroUniverso, com orientações e treinamentos que permitem aproveitar ao máximo essa inovação. Seu custo-benefício e a abertura de possibilidades, como vender online, são outras grandes vantagens para quem opta por esse ERP.

A hora de superar os desafios da gestão financeira da sua loja de material de construção chegou. Afinal, o primeiro passo, que é conhecer quais são eles, você já deu e ainda conta com a MicroUniverso que está disponível para ajudar nisso.

Entre em contato e descubra mais sobre nosso ERP!

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